sexta-feira, 21 de maio de 2010

Tecnologia: uma nova perspectiva educacional

                 







                            Hoje o assunto principal discutido em tantos lugares é: Globalização, avanços tecnológicos, vida virtual. É impossível viver sem fazer parte de tudo isso.
                          A tecnologia faz parte de nós. Nossa memória é o HD de nosso grande computador: o cérebro. Tudo isso parece muito lógico. O mundo antigamente era tão mais simples... Sem computadores, sem telefones, sem energia, a água era retirada de baldes em cisternas,  não havia esgoto e todo mundo vivia feliz; somente os "privilegiados" podiam estudar e ter acesso aos livros... livros e mais livros... Faziam questão de carregar o lápis bem apontado, junto ao seu caderno de capa aveludada azul ou vermelha. Eram os doutores das letras.
                        Hoje, os cadernos foram substituídos por notebook ou netbook, a energia elétrica é FUNDAMENTAL assim como a água e ainda nos indagamos como era possível viver sem nada disso. Mas, e agora? A internet é como o alimento que nos deixa fortificados e preparados para enfrentar a lida do dia. Estamos na era digital.
                          E agora, José? Pedro? Maria? Antônia? São tantos e muitos e vários. São todos "desprivilegiados" que estão em contato com esta esfera tecnológica, tendo facilidade ou não. As escolas estão aí, preparadas ou não, recebendo de braços abertos a tecnologia que progride, a cada dia.
                          Vem um turbilhão de idéias e informações ao mesmo tempo. É tudo mudando o tempo todo. Aprende-se aqui, já muda-se ali. Aprende-se novamente e mais uma vez deixa de ser. Que complicação!!! São os tempos modernos invadindo o tempo, o espaço e a mente humana.
                           A internet, um instrumento hoje extremamente necessário, é uma ferramenta de grande importância para o aprendizado universal. O mundo avança, se entremeando em nossas vidas sem se quer pedir licença, e nós, como bons anfitriões, abrimos espaço em nossa consciênica para quem façamos também parte deste mundo globalizado  e virtual.
                           A instituição chamada ESCOLA não é diferente. Ela não só abre espaço como instrui aos seus seguidores, seus pupilos a dar os primeiros passos neste mundo net. É mágico, é fantástico, é surpeendedor... Desde que se saiba fazer bom uso dele. E é no intuito de crescer, que tecnologia e escola tentam andar juntas,  a utilizar a mesma linguagem, fazendo das mudanças, não um problema a mais, mas a continuidade de um eterno e constante aprendizado.
                                       

Paula Carvalho

Nenhum comentário:

Postar um comentário